• ES
  • /

  • PT
  • ES
  • /

  • PT
  • سووشون (Savušun), 1969

    Simin Daneshvar

    Irã

    Por que a escolha?

    Após a queda da dinastia Qajar em 1925, a europeização do renomeado Estado Imperial do Irã (antiga Pérsia) tornou-se uma obsessão para Reza Xá, o novo monarca. No entanto, seu anseio não incluía ceder terreno à expansão de potências como o Reino Unido e a URSS, interessadas no petróleo e nos corredores comerciais do país. Por essa razão, ao eclodir a Segunda Guerra Mundial, o xá ficou do lado da Alemanha, o que levou à ocupação do Irã pelos aliados. Por outro lado, dentro do reino também havia resistência ao projeto de europeização, pois as autoridades religiosas não viam com bons olhos a concessão de mais direitos às mulheres, e as tribos nômades se opunham a uma sedentarização imposta à força.

    Esse é o cenário que Simin Daneshvar (1921-2012) descreve detalhadamente em Savušun, primeiro romance publicado por uma mulher no Irã. O livro conta a vida de Zari, uma mulher que, como a autora, é educada por missionários ingleses em Shiraz e inicia sua vida adulta em plena guerra. Com um pé em uma tradição xiita profundamente patriarcal e outro em uma modernidade ocidental idealizada, Zari vive confusamente os acontecimentos da ocupação aliada, que levaram à abdicação do xá – sucedido pelo filho – e à radicalização dos movimentos sociais que, décadas depois, explodiriam na Revolução Islâmica.

    Jovem mãe protetora, espectadora impotente, criada para obedecer, sem autoridade ou força para opinar ou agir, Zari vê como o marido Youssef – descendente de nômades qashqai, proprietário de terras, rei de sua casa e rebelde presunçoso – arrisca a vida ao enfrentar o poder do novo xá, agora reforçado pelos ingleses, até acabar morto e martirizado como Siavosh, o príncipe lendário a quem as mulheres nômades dedicam todos os anos o luto Savušun, enrolando punhados de cabelo em uma árvore, em memória de maridos, filhos ou irmãos que morreram muito jovens.

    Ficha técnica

    ×

    Busca

    Disciplinas

    Categorias