Mustang, 2015
Deniz Gamze Ergüven
França / Turquia / Alemanha

Por que a escolha?
Cinco Graças nos permite observar, em uma pequena cidade no sul da Turquia, o crescimento de cinco irmãs órfãs em plena rebelião contra a opressão e a violência patriarcal de raízes culturais e religiosas.
Com o sonho de liberdade encarnado na possibilidade de fugir para a cidade de Istambul, as jovens, e particularmente a indomável Lale, desafiam a tutela da avó e do tio. Prisioneiras na própria casa, elas planejam estratégias para fugir enquanto a avó arranja casamentos forçados para cada uma. Com solidariedade e criatividade, em várias ocasiões elas conseguem resistir à escalada repressiva que as confina aos limites de uma vida conservadora ancorada no lar e nas tarefas de cuidado. Neste contexto, achamos especialmente interessante observar os contrapontos entre a sexualidade nascente e curiosa das meninas e as arcaicas normas morais impostas a elas.
Com uma narrativa dinâmica e uma estética delicada, Cinco Graças retrata os efeitos dolorosos dos costumes patriarcais mais radicais, sem economizar matizes.
Ficha técnica