Tongues Untied, 1989
Marlon Riggs
Estados Unidos

Por que a escolha?
Línguas desatadas é um documentário canônico no arquivo do cinema queer afro-americano. É um dos primeiros filmes a colocar os homens gays afro-americanos no centro e a construir uma narrativa que ilustra a realidade deles de forma não depreciativa. Fazendo jus aos seus conhecimentos como educador, poeta e ativista, Marlon Riggs constrói uma obra que utiliza recursos de diversas disciplinas, como poesia, performance, cultura popular e história, e os vincula para criar um relato complexo e multifacetado da experiência dos homossexuais afro-americanos nos Estados Unidos. A ideia inicial surgiu de sua vontade de documentar uma oficina de poesia para homossexuais afro-americanos em Nova York. Lá ele entendeu que as formas poéticas clássicas, que se expressavam sob uma perspectiva diferente e opressiva, eram para ele estranhas e distantes, e não tinham nada a ver com sua passagem pelo mundo.
Com base nessa experiência, Riggs decide representar esses assuntos de forma não convencional em termos de forma e conteúdo. Ele questiona a forma limitada e estereotipada como o homem negro é percebido na sociedade. E expõe claramente como a violência parece ser a única expressão desejável desse padecer, e como a dor deve ser reprimida e internalizada. Ele destaca o discurso de ódio presente na religião e na cultura popular, e analisa os hábitos e comportamentos da comunidade, como o snapping –apresentado como forma alternativa de comunicação– e o voguing, que surge como modo de expressão e resistência cultural.
Por meio de uma multiplicidade de vozes, histórias, poemas e canções, Riggs evoca uma polifonia visual e sonora que é unida por meio de elementos como batimentos cardíacos, palavras faladas, cantos repetitivos e música de ícones da cultura afro-americana, como Billie Holiday e Nina Simone. O documentário questiona a representação dos temas de raça e sexualidade na mídia e no cotidiano, e propõe um diálogo aberto que inclui diversas perspectivas.
Ficha técnica