An American Tragedy, 1931
Joseph von Sternberg
Estados Unidos

Por que a escolha?
Escapando por pouco da censura que o Código Hays estabeleceria a partir de 1934, Joseph von Sternberg adaptou para o cinema o livro An American Tragedy, de Theodore Dreiser, que aborda temas como aborto, sexualidade fora do casamento e a irresponsável moral de seu protagonista. Nessa etapa de transição para a censura total, os realizadores tinham que encontrar formas criativas de fazer os filmes e apresentar os temas censurados de forma sub-reptícia e mascarada. Uma Tragédia Americana resume o impacto do tabu e da censura da época na manipulação de um assunto para passar no teste da época.
Clyde Griffiths, que teve uma educação negligente e pobre, está obcecado em mudar de status. Ele trabalha na fábrica de um tio, onde conhece Roberta Alden, funcionária de origem humilde. Os funcionários são proibidos de se envolver emocionalmente, mas motivado pela frustração de não fazer parte do círculo social de seu tio abastado, ele decide ir contra a política da empresa e tem um caso com Roberta.
Uma Tragédia Americana é um retrato da masculinidade marcada pela frustração e pela flexibilidade moral em que as mulheres são peças de uma estratégia para subir de status e serão descartadas se forem um empecilho na busca pelo avanço econômico. Este drama, simplificado pelo cinema e limitado pela censura, termina mostrando um destino trágico e desvendando o caráter do protagonista e de sua época.
Ficha técnica