Daughters of the Dust, 1991
Julie Dash
Estados Unidos

Por que a escolha?
Ambientado na virada do século 20 em uma cidade litorânea da ilha americana de St. Helen, na Carolina do Sul, o filme Filhas do Pó apresenta uma poderosa exploração cinematográfica da identidade afro-americana no contexto da comunidade Gullah Geechee, formada por descendentes de escravos africanos nos Estados Unidos. Após a Guerra Civil, e antes da abolição da escravatura, as plantações situadas nessas ilhas foram abandonadas pelos exploradores brancos, deixando o resiliente povo Gullah no caminho da independência e do desenvolvimento da sua própria cultura.
Assim como as narrativas orais afro-americanas, o filme se comunica por meio da palavra falada e de uma forte simbologia, criando uma experiência cinematográfica rica e evocativa. O centro do relato são mulheres de quatro gerações da família Peazant, que protagonizam suas próprias histórias de experiências, lutas e aspirações. Seus personagens são construídos desafiando muitos dos clichês que o olhar cinematográfico branco lançou sobre as mulheres negras. Algumas dessas mulheres de personalidade forte, ansiando por modernidade e civilização, são levadas a buscar novas oportunidades e experiências por meio da migração para o norte continental. Outras, porém, como Nana, a matriarca da família, encarnam o apego ao seu povo, à história ancestral africana e sua cosmologia, às suas tradições e aos seus rituais. Cabe destacar que Filhas do Pó é o primeiro longa-metragem dirigido por uma mulher afro-americana a ter um amplo lançamento nos cinemas.
O filme usa uma combinação de imagens poéticas, diálogos teatrais e estruturas narrativas circulares para encenar a complexa tapeçaria que liga o passado, o presente e o futuro da comunidade Gullah. Navegando pelas tensões entre a história de escravidão e opressão da diáspora africana nos Estados Unidos, o isolamento geográfico e cultural, e a ambição de liberdade e progresso socioeconômico prometidos pela migração, Filhas do Pó reflete magistralmente a complexa experiência de vida dessas mulheres.
Ficha técnica