
Foto: Bauhaus Archive
Rot-Grün, 1927-1928
Gunta Stölzl
Alemanha
Por que a escolha?
Porque permite entender as condições históricas de desigualdade que as mulheres enfrentaram no acesso à formação artística.
A Bauhaus, a primeira escola de design do mundo, que lançou as bases do design moderno, foi fundada em Weimar, na Alemanha, em 1919. Experimentação, criatividade e expressão são a síntese do que a Bauhaus significou para a história da arte. Ela foi também a primeira escola a incluir mulheres em seu corpo discente e, posteriormente, no corpo docente. Ao incluir mulheres no seu projeto formativo, a Bauhaus revolucionou os critérios pedagógicos da época. Esse gesto, contudo, perdeu rapidamente a força porque as mulheres foram relegadas às oficinas têxteis, de decoração de interiores e de fotografia. As oficinas reservadas exclusivamente às mulheres coincidem com práticas historicamente não-hierarquizadas na história da arte.
Gunta Stölzl, Grete Stern, Otti Berger e muitas outras artistas que se formaram na Bauhaus se destacaram com seus trabalhos: cores, texturas, formas e diversas técnicas e suportes foram fruto de um trabalho intenso na escola. Lançar luz sobre essas artistas e suas obras é vital para entender a história da arte ocidental e a das mulheres artistas em particular.
Ficha técnica

