• ES
  • /

  • PT
  • ES
  • /

  • PT
  • Woman with a Sunflower, 1905

    Mary Cassatt

    Estados Unidos

    Por que a escolha?

    Mary Cassatt (1844-1926), uma das mais importantes pintoras do impressionismo francês do fim do século 19, foi excepcional não apenas por ser uma das poucas mulheres nesse movimento, mas também por ser a única americana. As mulheres são o epicentro do seu trabalho e sua perspectiva feminista pioneira forneceu elementos simbólicos às suas representações em que a maternidade e o cotidiano da vida doméstica não entram em conflito com o seu compromisso com os direitos das mulheres e a autonomia feminina. Sua obra retrata a mulher, a relação materna e o cotidiano. Suas imagens desse universo diferem das representações femininas tradicionais da época; suas mulheres irradiam personalidade, segurança e poder de decisão em atividades que respondem aos seus interesses pessoais.

    Esses interesses estão representados em obras como Lydia Reading the Morning Paper e Woman Reading a Book, nas quais Cassatt representa mulheres alfabetizadas, lendo ou frequentando o teatro e a ópera, como em In the Loge. Quanto ao papel da maternidade, as mulheres de Cassatt, mais do que emotividade, projetam segurança e determinação. Assim, em A Woman and a Girl Driving, uma mulher segura o chicote e as rédeas de uma carruagem e parte com a filha ao lado. A mesma determinação se nota na mulher de The Reading Lesson, que está ensinando a filha a ler. Em suas múltiplas representações maternas, outra obra em que a artista revela simbolicamente a sua visão e formação feminista é Woman with a Sunflower. Trata-se da imagem de uma mulher com um enorme girassol amarelo preso ao vestido, com uma menina no colo, cujo rosto vemos refletido em um espelho. Esse girassol que Cassatt pintou em 1905 é o símbolo do movimento sufragista feminino americano desde 1867.

    A dignidade e os direitos das mulheres permeiam o trabalho desta artista que previu que as mulheres modernas assumiriam múltiplos papéis após absorver os frutos do conhecimento, como mostrou muitos anos depois em seu mural intitulado Modern Woman, e que considerava a maternidade e a vida doméstica como parte da vida feminina.

    Ficha técnica

    A Woman and a Girl Driving, 1881

    In the Loge by Mary Cassatt, 1878

    ×

    Busca

    Disciplinas

    Categorias