Chamada para oficina aberta
Paradoxos férteis: como ler o gênero (cinematográfico)?
Novembro de 2022
8:00-11:00 » GUA
9:00 – 12:00 » COL | PER | ECU |MEX
10:00 – 13:00 » PRI | CHI
11:00 – 14:00 » ARG | BRA | URU
Qual é a imagem da impotência no cinema? Como a subordinação se torna visível? E a invisibilidade? Ou negação? O medo é sempre uma reação explícita? E o silêncio...? O silêncio não pode ser também uma forma de discurso? Nesta oficina de leitura vamos analisar como a imagem cinematográfica entende, aborda e trabalha questões como essas, relacionando-as com outras disciplinas, como a arte, a literatura e o pensamento. O objetivo é ver nelas as marcas e os sinais mais ou menos evidentes, mas também as sutilezas, as presenças indiretas, as complexidades silenciosas e as contradições ou os paradoxos que as atravessam e, às vezes, até as regeneram. O objetivo é aprender a identificar como as imagens são construídas e desconstruídas a fim de vislumbrar maneiras possíveis de reinventá-las no futuro.
A oficina será coordenada por Marta Andreu e destina-se a estudantes, professores e pesquisadores em direito e disciplinas afins que tenham interesse em trabalhar com a arte, em particular com o cinema, na pesquisa e na docência. A oficina será realizada uma vez por semana, em uma sessão virtual de três horas, durante quatro sábados consecutivos, no mês de novembro (5, 12, 19 e 26).
O seminário é gratuito e as pessoas que participarem de todas as sessões receberão um certificado outorgado pela Red ALAS e por La imagen justa.
Para solicitar acesso às gravações desta oficina, mande um e-mail para:
laimagenjusta-redalas@utdt.edu
Evento de lançamento de La imagen justa
As imagens de Diane
Evento encerrado
Assista ao vídeo
Com a participação de
Marta Andreu
Professora, consultora e produtora de cinema documental. Criadora do Residencias Walden e membro do comitê permanente do World Cinema Fund da Berlinale.
Cristina Motta
Advogada e cineasta colombiana-argentina. Cofundadora da Red Alas. Diretora de La imagen justa e membro do coletivo Gallito Films.
Esteban Restrepo
Advogado, PhD da Yale Law School, Professor da Universidad de los Andes e especialista nas interseções entre arte e direito.
Entrada do catálogo: Diane Wellington